Review: Zeemote, o joystick para celular

zeemote

Quando recebi o Zeemote já fiquei surpreso logo de cara: A caixa é toda bonitinha e acompanha manual, duas pilhas AAA, o Zeemote (claro) e um mosquetão para usar como chaveiro. Assim que instalei o Zeekey e usei o Zeemote pela primeira vez, fiquei muito surpreso, admito que não esperava que ele funcionasse tão bem, a resposta foi muito boa e o Zeekey é um aplicativo simples de mexer. Mas pra obter detalhamento do seu desempenho, só com o tempo mesmo! Passei quase um mês jogando direto com o Zeemote os inúmeros jogos que eu possuo no meu Nokia E51 e farei aqui um review falando os prós e contras do Zeemote.
Assim que eu coloquei as mãos no Zeemote, tive um problema: Pilhas. Realmente, duas pilhas AAA é um problema, elas são caras e acabam muito rápido, mas com tempo de uso vi que elas duram bastante com o Zeemote, mas é sempre recomendável adquirir pilhas recarregáveis. Sincronizar o Zeemote com o celular é um processo muito simples, eu instalei o software do Zeemote (o Zeekey), no qual possui o idioma em português, e nele possui um passo-a-passo simples mas explicando como conectar o Zeemote ao seu aparelho. Depois de conectado, vamos as configurações: Você pode criar inúmeros perfis de mapeamento, cada um com as teclas personalizadas para o jogo que você for jogar. Após terminar o mapeamento, basta selecionar o perfil desejado e deixar o Zeemote rodando em segundo plano: Você já está livre para jogar o jogo que desejar. Ao iniciar o jogo, já me surpreendi: A resposta do Zeemote é inacreditávelmente rapida, sem nenhum delay, é realmente ótima. Passei uns 20 minutos jogando e admito que de inicio foi difícil me acostumar com o Zeemote, mas aos poucos fui pegando o jeito e mudando o mapeamento das teclas, até chegar as configurações perfeitas. Apesar da resposta rápida, o bluetooth não é uma rede de transmissão de dados veloz, então o que já me aconteceu foi que a resposta do Zeemote travava e por um segundo não respondia os meus comandos, como eu já estava com o celular na mão, automaticamente continuava jogando com as teclas do próprio celular e logo em seguida a resposta do Zeemote já estava boa novamente. Infelizmente isso aconteceu algumas vezes e realmente atrapalha a jogabilidade, principalmente em uma parte crucial onde muitos comandos são enviados ao mesmo tempo, mas eu acredito que esse problema pode ser resolvido nas próximas versões Zeekey. Outro problema que eu encontrei foi por causa dos próprios jogos: As empresas não criam jogos pensando no Zeemote (obviamente), então alguns comandos, como movimentar o personagem na diagonal, não são reconhecidos perfeitamente pelo jogo, o que deixa a movimentação meio confusa. Não sei se poderá ser implementada uma melhora no Zeekey sobre esse problema, infelizmente. As duas pilhas AAA duram bastante no Zeemote, nesse um mês de uso eu não tive que trocar nenhuma vez, e eu joguei viciadamente, carregava o Zeemote para todos os lugares. Alias, isso foi também um ponto que eu pensava que poderia ser negativo: Carregar o Zeemote pra lá e pra cá. Quem quer andar com um joystick no bolso? Você logo pensa que isso é um problema ou que será incomodo carrega-lo para todos os lugares. Eu passei os primeiros dias carregando ele no bolso, e acabei me acostumando e posso dizer que não me incomodou em nada, na verdade o Zeemote agora faz parte do meu chaveiro. Ele é leve e bem pequeno, praticamente do tamanho daqueles primeiros MP3 players da Sony. A minha experiência com o Zeemote no último mês foi muito boa e acredito que só tende a melhorar.

Resumindo: Se você se considera viciado em videogames, compre um Zeemote. Tem coisa melhor que jogar Super Mario World na aula de Ética e Cidadania? =P
Como todo review que se preze, tenho que dar uma nota, então ai vai: 8.0

Nota final: 8.0


Os vídeos abaixo mostram eu jogando alguns jogos com o Zeemote, dá pra ver que a resposta dele é excelente mesmo.

Resident Evil: Degeneration:

Crash Bandicoot Nitro Kart 3D:

Share on Facebook
Read this post in english

4 Comentários »


  1. Rissi :

    Try the tv-out function with the zeemote, it’s WICKED!

    Comentado as 12:47 horas do dia 26/08/2009.


  2. OPe :

    Would love to see reviews of new games that play good with the zeemote!!!!

    Comentado as 12:26 horas do dia 15/10/2009.


  3. blopa :

    Hello OPe!
    Very soon i’ll post some more gameplays.
    Do you have any game sujestion?
    Bye!

    Comentado as 6:51 horas do dia 16/10/2009.


  4. jairo :

    tenho ele mas gostaria de saber se pega no windows 7 ?

    Comentado as 18:34 horas do dia 7/12/2010.

Adiciona os comentários desse post para RSS feed. · Rastrear Website

Deixe um comentário